Tipos de Violão

 

Qual o melhor tipo de violão para iniciantes?

Saber escolher corretamente qual o melhor tipo de violão para iniciantes pode fazer com que você economize financeiramente, escolhendo um bom instrumento logo de cara.

Todo aluno iniciante, quando vai comprar o seu primeiro instrumento, fica fascinado com as dezenas de opções que existem nas lojas. São marcas variadas, cores, estilos, tamanhos, e tudo serve para deixar os leigos completamente confusos.

À primeira instância pode parecer que comprar um violão de marca famosa e caro seria a melhor opção. Mas o que é preciso pensar é que, quem é iniciante é o aluno, e o instrumento nada tem a ver com a inabilidade de seu dono.

Por isso, para comprar o seu primeiro violão é preciso considerar fatores como tamanho, tipo das cordas e ritmo que será mais executado. Veja abaixo algumas dicas para escolher qual o melhor tipo de violão para iniciantes.

Dicas para comprar violão para iniciante

Tipo de reprodução

tipos-de-violaoExistem dois tipos de violão: o acústico, mais indicado para o estudo, que não tem captadores para serem ligados em um amplificador, e para terem o seu som propagado, necessitam de microfones e captadores externos. E o eletroacústico, que possui sistema de amplificação próprio e saída para um cabo que será conectado nas caixas para aumentar o som. Ideal para ser usado em locais públicos maiores devido à facilidade de propagação do som.

Condições físicas

A caixa do violão é feita de madeira e a qualidade desse material influenciará diretamente na qualidade e nitidez do som. Quando for comprar seu violão, a pessoa que for lhe atender provavelmente falará de qual madeira os violões que serão mostrados são feitos. De acordo com a nobreza e qualidade do material, mais caro será o instrumento. É importante levar uma pessoa que entenda de afinação para avaliar se o violão está de acordo com o padrão mínimo. Se for comprar um violão usado, tenha o cuidado de observar se os trastes (risquinhos do violão) estão em boas condições e não muito gastos, pois poderá comprometer a reprodução dos acordes. Observe também se as tarraxas estão em bom estado.

Cordas

Existem dois tipos de cordas: Náilon e Aço. As cordas de náilon são mais indicadas para iniciantes, pois não machucam tanto os dedos, ao passo que cordas de aço são mais grossas e duras e costumam causar bolhas e deixarem os dedos muito doloridos. O tipo de corda influencia no som e cada uma é mais propícia para determinados ritmos. Elas possuem espessuras diferentes que são reconhecidas com números específicos.

Tipos de violão

Cada violão está diretamente relacionado com o ritmo que será desenvolvido. Existem alguns tipos mais comuns:

Violão para estudar:

Bem básico e, geralmente, de preço bem acessível. Para alunos que ainda não sabem o que desenvolverão, é uma boa escolha para início.

Folk:

Esse estilo é mais usado para tocar rock, blues, folk e alguns estilos de música sertaneja. São utilizadas cordas de aço e a caixa costuma ser mais larga para dar sonoridade longa.

Erudito:

Equipado com corda de náilon e específicos para música erudita, apresentando sonoridade mais seca e encorpada. Alguns modelos podem ter mais que 6 cordas.

Samba, MPB, Bossa nova:

Geralmente apresentam o corpo maior, possuindo sonoridade mais aberta, própria para se reproduzir os ritmos citados.

Observando esses itens básicos na hora de comprar o seu violão, conseguirá fazer uma compra mais acertada e a longo prazo. Muitas pessoas compram o primeiro violão por impulso, sem avaliar muito e acabam tendo que comprar um segundo instrumento muito rapidamente.

Após decidir pela compra do violão mais apropriado às suas necessidades, é hora de pôr a “mão na massa” e aprender como tocar violão sozinho.

One thought to “Tipos de Violão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *