Dicas Para Tocar Violão Sozinho

Dicas para tocar violão sozinho

Aprender a tocar violão sozinho pode ser uma alternativa para as pessoas que não tem condições de frequentar aulas presenciais ou online e neste artigo você conhecerá as 5 principais dicas para tocar violão sozinho.

Se você pretende estudar violão sem o auxílio de um professor, as principais qualidades que precisa ter são: paciência, determinação e dedicação. Mesmo não tendo um instrutor você precisará se organizar e planejar corretamente como será sua forma de estudo.

Para começar crie um cronograma com algumas metas especificadas para dar ânimo na hora de estudar. Você pode determinar que quererá tocar alguma música no prazo de 30 dias, ou aprender a escala diatônica em 60 dias. Você determina o objetivo e o prazo.

Da mesma forma que montar um cronograma, faça também um plano de estudo, é importante ter uma ordem determinada para fazer lições e exercícios, dessa forma você verá progressos e não ficará desanimado.

O principal desafio de quem pretende aprender algo sozinho é a falta de motivação, para tirar esse perigo da frente, conte para algum amigo ou parente que você está fazendo esse estudo e que no final de algum tempo essa pessoa poderá ver você tocar uma música.

Ter esse compromisso fará com que você foque mais no estudo e não tenha vontade de abandonar.

Violao-35 Dicas para ajudar você a tocar violão sozinho

A seguir lhe daremos algumas dicas que se forem seguidas à risca, irão te ajudar a tocar mais rapidamente:

 

1 – Material

Reúna material para começar a estudar. Existem milhares de canais no youtube que possuem aulas interessantes e de temas diferentes, assista alguns vídeos do tema que tiver mais dificuldade, e o restante dos exercícios procure adquirir um método básico para iniciantes e siga as aulas diariamente. Monte também uma discografia com as músicas que gostaria de executar, pois através das cifras delas será mais fácil direcionar seu estudo.

2 – Rotina

Faça uma rotina de estudos. Violão é um instrumento que precisa ser praticado todos os dias, então escolha um horário de sua preferência para fazer seus exercícios. Tendo um horário certo você não sentirá vontade de fazer outra atividade na mesma hora. Procure não marcar compromissos no horário estipulado para sua prática. Lembre-se que é melhor você praticar apenas uma hora por dia, todos os dias (por exemplo), do que praticar 7 horas seguidas num único dia da semana e passar o resto da semana sem pegar no violão.

3 – Prática

Como já dissemos, pratique todos os dias, será essa constância que levará você sempre a níveis mais elevados de execução. Não fuja de exercícios mais difíceis como pestana ou escalas. Aproveite seu método básico para aprender a ler partituras e não apenas saber de cor os acordes, se conseguir saber onde posicionar as notas, ficará muito mais fácil montar acordes automaticamente.

4 – Saúde

Tocar violão por muitas horas seguidas pode trazer lesões, se você não praticar na posição correta. Sempre sentado em ângulo de 90º das costas com os quadris. Se precisar apoie a perna direita onde fica o corpo do violão (no caso de destros). Faça exercícios de aquecimento para os dedos e pulsos. Alongue todos os dedos para aumentar a flexibilidade. Isso o ajudará inclusive a fazer pestanas no violão mais facilmente.

5 – Apresente-se

Depois que estiver executando algumas músicas com desenvoltura, peça para sua família ouvir como você está tocando e fazer críticas sinceras. A melhor maneira de melhorar e ir adquirindo mais experiência é ouvir o que as pessoas tem a dizer sobre sua forma de tocar violão.

Nunca desista de seus sonhos, se você pretende tocar violão sozinho, basta aplicar essas regras que demos anteriormente e acreditar que você pode sim, ser um músico excelente, mesmo que estude sozinho.

E se você for do tipo de músico polivalente, que também goste de tocar bateria, conheça o Curso de bateria Online do Bruno Graveto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *