Como Fazer Pestana

pestana-2Como fazer pestana no violão facilmente

A maior dificuldade de violonistas iniciantes é fazer pestana no violão. Alguns acordes precisam usar esse artifício e muitos alunos desistem por terem dificuldade de executar a manobra.

Quando você começa a fazer aulas de violão, primeiro aprende as notas, explorar as casas e as cordas, executar peças mais simples, passa para músicas mais elaboradas e chega uma hora que é preciso utilizar acordes como Fá maior ou Si maior e para isso temos que fazer pestana.

Mas o que é a pestana afinal ? Pestana é o acorde que, para ser executado, é preciso apertar todas as cordas do violão ao mesmo tempo enquanto o executa. O ritmo rock metal utiliza muito esse tipo de acorde.

Quando você executa a pestana pela primeira vez a impressão que terá é que está tocando errado, porque o som sairá poluído, já que é preciso uma certa prática para apertar todas as cordas e montar o acorde desejado.

Como tudo na vida, é preciso prática para chegar à perfeição, com a pestana esse ditado é muito correto, praticando sempre conseguirá executar com facilidade os acordes que levam essa prática.

3 Dicas para fazer pestana com mais facilidade

1 – Aquecimento

A pestana é um exercício que exige muita agilidade dos dedos, dessa forma, aquecer é primordial. Sempre que você for tocar violão, faça exercícios de aquecimento para os dedos e também para a região do pulso. Alongue os dedos das duas mãos, coloque-os para trás o máximo que conseguir para aumentar a flexibilidade.

2 – Postura

A postura correta para tocar o violão é sentado, com as costas formando um ângulo de 90º graus com os quadris, se sentir necessidade encontre um apoio para a perna direita que é onde estará sustentada a caixa do violão (para pessoas destras). Para executar a pestana corretamente o dedo polegar precisa estar reto atrás do braço, liberando completamente os outros dedos para montar os acordes.

pestana no violao

3 – Força

Alguns violonistas iniciantes desenvolvem lesões e até tendinites por acharem que apertar as cordas com força trará melhores resultados. Não é necessário usar força para tocar violão, o que realmente faz com que os acordes sejam executados com perfeição é a postura correta dos dedos, tanto o polegar atrás quanto os outros na frente. A pestana pode ser feita com qualquer dedo, mas é mais comum usar-se o indicador.

Prestando atenção nas dicas que demos acima você conseguirá executar a pestana no violão com mais facilidade. No início poderá sentir algum desconforto com os exercícios, principalmente no que diz respeito à flexibilidade e formação de bolhas nas pontas dos dedos.

Esses problemas desaparecerão com o tempo de prática. Não fuja de músicas que possuem esses acordes, pelo contrário, procure executar sempre mais para ficar mais flexível e conseguir reproduzir os acordes cada vez com mais desenvoltura e clareza.

O estudo de violão pode ser otimizado se também fizer exercícios de escala e notas individuais em cada corda. Adquira um livro que contenha tarefas para iniciantes e pratique muito. Conhecer as cordas e os acordes corretamente ajudará muito no desenvolvimento do aprendizado.

A melhor maneira de aprender a tocar violão fácil e rápido é seguindo este fantástico método.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e qualquer dúvida estamos AQUI para ajudá-lo(a).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *